Após desafiar Wall Street, os nerds podem ganhar o Oscar?
Estamos entrando oficialmente na temporada de premiações afetada pela greve e adiamentos. É a hora dos azarões!
Nesta edição:
Comédia destrincha caso da GameStop x Wall Street.
Série aposta no thriller psicológico de Jordan Peele.
Alan Moore contra o racismo.
Compre a mão do terror.
Qual streaming cancela mais séries?
Música da semana
Em 2021, no meio do isolamento social causado pela pandemia, um nerdão de 30 e poucos anos que se veste com camisas e chapéus de gatinhos, faz vídeos no porão da sua casa, usa uma faixa na cabeça como Rambo e se autointitula Roaring Kitty (algo como “Gatinho que Ruge” numa tradução tosca) ousou desafiar Wall Street.
Keith Gill acreditava que as ações da GameStop, uma rede de lojas físicas de videogame nos EUA, estavam subvalorizadas e que iriam subir.
Era mais um desejo baseado em nostalgia que uma análise financeira fria do sujeito -que é analista profissional.
Wall Street tinha outra opinião.
O mercado (olha ele aí, gente!) achava que a GameStop estava com os dias contados, não apenas porque as vendas online eram o futuro, mas porque a pandemia fechou lojas e espantou os clientes.
Um fundo de investimentos (empresas que controlam dinheiro dos outros prometendo altos retornos por isso) apostou contra o sucesso da GameStop e pegou milhares de ações emprestadas da empresa e as vendeu imediatamente para outros clientes. A tática é vender por um determinado preço apostando na queda da ação, então você a compra de volta e embolsa o lucro antes de devolver a ação -pelo que pesquisei, isso se chama “venda a descoberto” no Brasil.
Um grupo de nerdões num site e investidores amadores com tempo de sobra na pandemia não engoliu a afronta, muitos ainda putos da vida com o fato de o governo norte-americano ter salvado Wall Street na crise de 2008 que ferrou com a vida de milhares de pessoas comuns.
Eles decidiram peitar Wall Street.
E começaram a comprar ações da GameStop, que começaram a valorizar de maneira assustadora, transformando pobretões em milionários da noite para o dia. Os poderosos executivos que apostaram no fracasso da GameStop, passaram a ter prejuízos diários de bilhões.
Até o ponto que Wall Street teve de tomar ações de controle ilegais. O estrago estava feito de uma maneira ou de outra.
O mercado financeiro nunca mais foi o mesmo.
Ele percebeu como a Internet tem poder.
Você não entendeu o caso?
Vou tentar explicar da melhor maneira que posso, mas de modo bem "leigo”.