Desafiador do Desconhecido

Desafiador do Desconhecido

Share this post

Desafiador do Desconhecido
Desafiador do Desconhecido
Aviso: não veja este filme à noite!

Aviso: não veja este filme à noite!

Longa de terror de baixo orçamento ainda inédito no Brasil pode ser o novo "A Bruxa de Blair" para a geração TikToker.

Rodrigo Salem's avatar
Rodrigo Salem
Feb 10, 2023
∙ Paid
8

Share this post

Desafiador do Desconhecido
Desafiador do Desconhecido
Aviso: não veja este filme à noite!
Share

No meio de uma disneyficação do cinema moderno, na qual o espectador entra na sala sabendo exatamente o que vai encontrar para seu consumo de conforto, o horror continua desafiando dinâmicas e ganhando a identificação de uma nova geração que nasceu com redes sociais no bolso e vídeo no rosto.

O que é considerado comercial para os estúdios passa longe de ser considerado comercial para alguns milhares de TikTokers.

Quanto mais estranho melhor.

É quase uma espécie de atualização pós-moderna dos antigos fanzines, publicações de fundo de quintal comandadas por fãs de certos gêneros.

Fanzines não eram para enaltecer a cultura da obviedade. Para isso, já tínhamos jornais e revistas. A ideia era ser diferente.

No meio do caos do TikTok e de outras redes sociais, há um fenômeno de inconformismo com o normal, motivado em muito por uma estética vigente diferente, mas que não nega o passado.

Foi assim com “A Bruxa de Blair”, em 1999, talvez o primeiro fenômeno de terror pós-Internet.

Detratores chamaram de “chato”. Fãs chamaram de “o filme mais assustador da história”.

E o fenômeno se repete em 2023.

(assine no botão abaixo para acessar o texto e dezenas de outros no arquivo da newsletter)

This post is for paid subscribers

Already a paid subscriber? Sign in
© 2025 Salem
Privacy ∙ Terms ∙ Collection notice
Start writingGet the app
Substack is the home for great culture

Share