Bolão do Oscar 2024
Quais são os filmes favoritos? Quais mereciam ganhar? Conheça todas as categorias para a cerimônia do domingo (10).
Cubro o Oscar pessoalmente desde 2014.
Faria dez anos de cobertura, caso uma tal de pandemia não tivesse surgido e mudado tudo para todos nós.
Cobrir o Oscar, no meu caso, não significa andar entre os astros e estrelas pelo tapete vermelho e assistir ao espetáculo em uma das cadeiras do Dolby Theatre.
Nada tão glamuroso quando muitos pensam.
Em duas ocasiões, fiquei numa pequena arquibancada reservada para alguns jornalistas na entrada do complexo onde a festa toma forma. Aprendi uma coisa nesta experiência futebolística: na passagem de qualquer celebridade, digamos, não-estratosférica, assessoras caminham com pequenas placas apontando quem são aqueles “famosos desconhecidos”, normalmente indicados a categorias menos visíveis do público ou dos jornalistas, como certos diretores de filmes de animação, documentaristas e responsáveis pelos curtas.
Normalmente, preciso chegar entre três e quatro horas de antecedência. O Oscar 2024, por exemplo, começará uma hora mais cedo -às 16h em Los Angeles e 20h no Brasil-, então os jornalistas precisam estar no Dolby por volta do meio-dia. Alguns chegam bem antes, outros chegam um pouco depois, dependendo do estilo de cobertura.
Ao chegar na área do evento, já encaro os bloqueios de carros e pessoas sem credenciais. Você não chega nem perto do tapete vermelho sem as devidas autorizações. O melhor para o cidadão comum é esperar na lanchonete In-N-Out da Sunset Blvd. até o fim da festa, onde vários convidados do Oscar vão matar a fome, já que não têm como fazer uma boquinha no auditório principal.