Uma atriz desconhecida pode ser a surpresa do Oscar 2023?
Celebridades como Cate Blanchett e Kate Winslet estão fazendo campanha para um filme independente que ninguém viu.
Na terça-feira (24), Riz Ahmed e Allison Williams vão apresentar os indicados ao Oscar 2023.
Mas as campanhas iniciaram bem antes disso, lá em setembro, quando os filmes considerados “com cara de Oscar” começaram a pipocar em festivais como Telluride e Toronto.
De lá para cá, algumas certezas: “Pinóquio” e “Marcel, The Shell With Shoes On” disputam em Melhor Animação; Colin Farrell tenta estragar a festa de Austin Butler na categoria de Melhor Ator; e Michelle Yeoh e Cate Blanchett favoritas para Melhor Atriz por “Tudo em o Todo Lugar ao Mesmo Tempo” e “Tár”.
Mas foi a própria Blanchett, ao receber o prêmio Critics Choice, domingo passado (15), que levantou uma lebre.
“Esse [prêmio] de Melhor Atriz é extremamente arbitrário se considerarmos as performances extraordinárias das mulheres não apenas neste salão. Andrea Riseborough…”
Como assim, Andrea Riseborough?
Para alguns, a citação foi uma surpresa.
Mas, na verdade, foi o auge de uma pequena campanha interna de várias celebridades hollywoodianas para chamar a atenção dos seus colegas da Academia para a atuação em um pequeno filme independente que ninguém viu (rendeu US$ 27 mil em outubro e foi para Vídeo Sob Encomenda) e que custou menos de US$ 1 milhão.
Mas que filme é esse? É bom? Quem é Andrea Riseborough? Ela é realmente “desconhecida”? E como está sendo essa campanha de guerrilha bancada pelas mansões que cercam Beverly Hills?