Feliz aniversário: os 20 melhores filmes da A24
Em apenas 10 anos, a empresa de entretenimento se tornou uma das marcas mais conhecidas (e respeitadas) entre os cinéfilos.
Difícil imaginar uma empresa com apenas 10 anos de vida que tenha se tornado uma marca tão reconhecida para quem gosta de cinema.
Fundada em 2012 por Daniel Katz e David Fenkel, mas só em atividade real no ano seguinte, quando entrou investimento pesado do fundo Guggenheim Partners, a A24 começou como uma distribuidora com extremo bom gosto. Com o passar dos anos, ganhou mais importância, comprou direitos de filmes importantes e premiados e fez sua marca, virou algo maior.
Hoje, o estúdio independente carrega uma credibilidade interessante: você pode até não assistir a um filme bom, mas sabe que será diferente, surpreendente.
Ficou tão prestigiado que rumores apontavam um interesse da poderosa Apple, depois negado. O fato é que a A24 está no mercado esperando uma oferta (você tem US$ 1 bilhão sobrando?), enquanto o momento é favorável -já que “Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo” acabou de virar o filme de maior bilheteria do selo e ainda tem chances de ser o grande destaque dos prêmios alternativos, em 2023.
Enquanto isso não acontece, eles jogaram boa parte do catálogo no HBO Max (somente nos EUA?).
Em homenagem ao aniversário de 10 anos, separei a lista dos meus 20 filmes preferidos do estúdio. Você vai reparar na ausência de alguns hits (“Midsommar”) e a inclusão de surpresas (“Sala Verde”), mas não seria uma lista da A24 sem uns choques, certo?