Os 10 Melhores Filmes de 2022!
Foi um ano difícil para Hollywood, mas filmes estrangeiros e a volta de Todd Field ajudaram a salvar o período.
Podemos encarar o cinema em 2022 sob dois pontos de vista:
1 - Foi um dos piores anos para Hollywood em termos de qualidade, de uma indústria que parece sobreviver de sequências e filmes de super-heróis, enquanto filmes de pequeno porte se perdem no mar de lançamentos (e péssima promoção) dos serviços de streaming.
ou
2 - O cinema internacional cada vez mais parece se infiltrar no avesso mercado norte-americano, produzindo fenômenos culturais e invadindo premiações que antes desprezavam qualquer filme com legenda.
Talvez uma coisa seja consequência da outra, obviamente. A ligação entre produção de streaming e cinema está muito menor, mesmo que mais desafiadora.
Na minha opinião, 2022 foi um ano decepcionante, mas que comprova a minha teoria que expus no início da pandemia: o cinema agora vai depender de eventos.
“Top Gun: Maverick” e “Avatar: O Caminho da Água”, os dois maiores filmes do ano em termos de bilheteria, provam isso.
Assim como prova o fracasso de “Ela Disse”, “Os Fabelmans”, “Babilônia”, “O Império da Luz” e tantos outros filmes com “cara de Oscar”, mas que falharam em se conectar com o público.
Não é um fenômeno novo, pode pesquisar os números do ano passado, mas a tendência está cada vez mais clara: muita gente prefere ver filmes em suas TVs, principalmente depois dos estúdios abrirem para lançamentos simultâneos grátis ou pequenas janelas de exclusividade.
Apesar do pessimismo, 2022 trouxe algumas boas surpresas, pérolas que devem ser vistas e um filme que é uma obra-prima inclassificável.
Seja bem-vindo à minha lista dos Melhores Filmes do Ano.
Para ler o texto completo (e dezenas de outros), basta assinar a newsletter paga que sai às sextas com dicas de cinema, TV e streaming, entrevistas e artigos exclusivos diretamente de Hollywood.
Clique no botão abaixo e se una à nossa comunidade.